Política

Novos nomes e dança das cadeiras na Prefeitura de Niterói

Zaf, que já atuou na Câmara, ficará com a Coordenadoria do Idoso. Foto: Rede Social

O prefeito eleito de Niterói, Axel Grael (PDT), anunciou mais nomes de sua equipe de governo para iniciar o mandato (2021-2024). Entre as novidades, está José Antônio Fernandes, conhecido como Zaf (Solidariedade) que assumirá a Coordenadoria do Idoso. Ele já atuou na Câmara de Vereadores e foi candidato, novamente, nas eleições garantindo-se como suplente.

Na posse do segundo mandato do prefeito Rodrigo Neves (PDT), Zaf atuou no Grupo Executivo do Caminho Niemeyer. Desta vez, quem ficará à frente da gestão do aparato cultural é a ex-chefe de gabinete, Bárbara Siqueira. Ela deixa o cargo que será ocupado pelo 'braço-direito' do prefeito eleito, a Mariane Thamsten.

Grael optou também por manter mais dois quadros em continuidade no município de Niterói. É o caso de Vicente Temperini, que se manterá como secretário de Obras. Outros dois que permanecerão na gestão são Luís Fróes e Paulo Novaes, que continuarão à frente, respectivamente, da Clin e da Neltur.

Grael já havia anunciado outros quadros que se manterão na cidade. Renato Barandier continuará como secretário de Urbanismo e Dayse Monassa se mantém a frente da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos. O coronel Paulo Henrique de Moraes também continuará como secretário de Ordem Pública, acompanhando de perto o gerenciamento do Pacto Niterói Contra a Violência, que seguirá sob a coordenação de Maria das Graças Raphael.

O coronel Gilson Chagas permanece à frente do Gabinete de Gestão Integrada do Município – GGIM, coordenando o Niterói Presente e o Cisp.
Na Secretaria de Defesa Civil, Grael também mantém o coronel Walace Medeiros. Roberto Nunes Teixeira fica à frente da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor, que será transformada no Procon-Niterói, conforme já aprovado na Câmara de Vereadores.

Já a atual chefe de Gabinete da Prefeitura, Rúbia Secundino, assumirá a Secretaria de Governo, além de Luiz Carlos Gallo e Binho Guimarães que assumem, respectivamente, as secretarias de Esportes e de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Grael também já anunciou o sociólogo e ex-vereador Bira Marques como secretário Executivo da Prefeitura. Também já está definida a equipe econômica. A atual secretária de Fazenda, Giovanna Victer, assumirá a Secretaria de Desenvolvimento, com a missão de alavancar a geração de empregos e renda. Marília Ortiz deixa a Subsecretaria de Planejamento e assume a Fazenda. O time feminino da retomada econômica conta ainda com Ellen Benedetti, que fica no Planejamento, e Cristiane Mara Marcelino, mantida na Controladoria Geral do Município.

Educação

Historiador ressaltou que a sua gestão na secretaria será de continuidade. Foto: Rede Social

O historiador, doutorando e mestre em Comunicação, Vinícius Wu assumirá, a partir de janeiro, a Secretaria Municipal de Educação de Niterói no governo do prefeito eleito Axel Grael (PDT). O futuro secretário anunciou a informação em suas redes sociais, na manhã deste domingo (13).

Em seu perfil no Twitter, Vinícius Wu declarou que a próxima gestão "será marcada pelo diálogo e pelo compromisso com a escola pública e o direito à educação". Além disso, o historiador ressaltou que a sua gestão na secretaria será de continuidade, mas também estará aberta à inovação.

< Operação verão da Marinha reforça fiscalização em praias de Niterói Pastor Everaldo opta pelo silêncio em audiência contra Witzel <